Just Start Typing Text and Press Enter

alt text
Instituto Kurâdomôdo

Fale Conosco

Menu
Close
Dez 20, 2021

Ação também incentiva produção artesanal indígena


Uma das missões do Projeto Aldeia Sustentável A’uwē Uptabi é beneficiar a produção artesanal indígena, em ações como a coleta de brotos e palha de Buriti para fortalecer a atividade de artesanato e produção em larga escala para um futuro comprador. Pensando nisso, a Empaer, parceira no Projeto, por iniciativa do técnico Natan de Quiroz, recebeu a equipe do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A visita à Aldeia Belém, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa, aconteceu em julho, e teve como objetivo o cadastramento das artesãs indígenas Xavante.

Durante a visita, a comunidade aproveitou para expor os artesanatos produzidos localmente e apresentar o Catálogo de Artesanato, disponível nas redes sociais do Instituto Kurâdomôdo. 

O PAB tem por objetivo coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão, desenvolver o artesanato e a empresa artesanal.

Nesse sentido, são desenvolvidas ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação de artesãos para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais brasileiros.