Projeto realiza ação durante estiagem em Aldeia Indígena
Em setembro, enquanto aguardavam as chuvas para os plantios das sementes e mudas dos sistemas propostos de agroflorestas, a equipe do Projeto Aldeia Sustentável A’uwë Uptabi e a Comunidade Aldeia Belém desenvolveu uma roça emergencial comunitária irrigada, com parceria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Para isso, a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Selma Rodrigues de Morais, disponibilizou, por 15 dias, o técnico Adilson Santana Campos, da Unidade de Nova Nazaré-MT, para contribuir com a implementação da roça comunitária.
Os adultos, adolescentes e crianças da comunidade indígena Xavante da Aldeia Belém se envolveram na ação, que incluiu a construção de cerca de arame farpado, para evitar a entrada de animais, construção de canteiros, aplicação de calcário e esterco nos canteiros, implantação de sistema de irrigação; propagação de ramas de mandioca, e plantio de sementes de abóbora, melancia, quiabo, maxixe, pimentão, maracujá, cenoura, couve-manteiga, rúcula, coentro, alface, beterraba, almeirão e entre outros.
As mulheres Xavante ainda coletaram frutos de Baru, e realizaram o beneficiamento manual de exatas 600 sementes para o plantio no viveiro. Por fim, técnicos e indígenas também firmaram o compromisso de plantar mudas de batatas tradicionais Xavante durante o período das chuvas.