Ação também incentiva produção artesanal indígena
Uma das missões do Projeto Aldeia Sustentável A’uwē Uptabi é beneficiar a produção artesanal indígena, em ações como a coleta de brotos e palha de Buriti para fortalecer a atividade de artesanato e produção em larga escala para um futuro comprador. Pensando nisso, a Empaer, parceira no Projeto, por iniciativa do técnico Natan de Quiroz, recebeu a equipe do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A visita à Aldeia Belém, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa, aconteceu em julho, e teve como objetivo o cadastramento das artesãs indígenas Xavante.
Durante a visita, a comunidade aproveitou para expor os artesanatos produzidos localmente e apresentar o Catálogo de Artesanato, disponível nas redes sociais do Instituto Kurâdomôdo.
O PAB tem por objetivo coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão, desenvolver o artesanato e a empresa artesanal.
Nesse sentido, são desenvolvidas ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação de artesãos para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais brasileiros.