Aldeia Sustentável realiza intercâmbio de agricultores familiares na apicultura

Warning: Undefined array key "juiz_sps_order" in /home3/looganco/public_html/kuradomodo.org/wp-content/plugins/juiz-social-post-sharer/inc/front/buttons.php on line 302
Por dois dias, agricultores familiares do Assentamento Suya, localizado no município de Canarana-MT, estiveram na Aldeia Belém para um intercâmbio e troca de saberes nos trabalhos de apicultura do projeto Aldeia Sustentável “A’uwe Uptabi”. Essa visita contou com o apoio do Projeto Semêa da Fundação Bunge, que já realiza a capacitação em apicultura aos agricultores familiares do Assentamento Suya. Durante as atividades foram preparadas 15 caixas, com a colocação de arames e posterior pedaços de cera alveolada fixadas nos caixilhos (quadro) em cada caixa-isca, e aplicado uma solução de própolis e óleo essencial de capim cidreira no interior das caixas. A orientação dada aos indígenas foi a de observar as caixas uma vez por semana para ver se as abelhas já se fixaram nas mesmas.червило в ръчен багаж קמילוטרקט מסכה לשיער 250 מ” adidas t shirt 1972 dita logo משקפי שמש webcam brooklyn bridge מתנה מוכרת 2017 vintage ikea mushroom lamp gopro app windows xp pantalon ski columbia femme adidas y3 kusari אירוקה משקפיים חולון evga rtx 2080 best pantacourt homme levis adidas logo szines ár porto moniz madeira live webcam
A apicultura representa uma alternativa para garantir a utonomia alimentar e nutricional na Aldeia Belém e a possibilidade da comercialização dos subprodutos da apicultura. As caixas para apicultura foram doadas pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF MT).
Participaram deste trabalho os agricultores familiares, Seu Dermir e Dona Lóri, o biólogo Itamar Camaragibe, acompanhados pelos indígenas, agentes ambientais e representantes de famílias interessadas na cultura da apicultura.
O projeto é uma iniciativa de garantia da autonomia alimentar e a sustentabilidade econômica das comunidades, por meio do incentivo para criação de agroflorestas, apicultura, horta comunitária, entre outros. A coordenação é do Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável, com Cleide Arruda à frente, através de edital do Programa REM MT, financiado pelo GIZ/KFW/UKaid/Funbio e apoiado pela Funai, SEMA, SEAF, EMPAER, UNEMAT e Prefeitura de Canarana (MT).
Aline Coêlho
Assessoria de Imprensa