Just Start Typing Text and Press Enter

alt text
Instituto Kurâdomôdo

Fale Conosco

Menu
Close
Jun 01, 2022

Indígenas iniciam trabalho de apicultura


Os Xavante da Aldeia Belém receberam as primeiras 20 caixas de abelhas. O material foi disponibilizado pelo “Programa Mato Grosso Produtivo Apicultura”, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF). A ação compõe o Projeto Aldeia Sustentável – A’uwë Uptabi, que tem o objetivo de contribuir para a autonomia, segurança alimentar, e geração de renda para as comunidades indígenas.

Cerca de 30 indígenas, os futuros apicultores, sendo um representante de cada família da Aldeia receberam a capacitação com apoio da parceria da Empaer, realizado pelo técnico Clodomir Antonio Zolett, de Peixoto de Azevedo, com o apoio do biólogo e produtor de mel em Chapada dos Guimarães, Juarez Bueno Pacheco, e do biólogo e doutorando em abelhas nativas, Itamar Camaragibe Lisboa Assumpção. Juntos, eles prepararam as 20 caixas para receber os enxames.

Durante a capacitação foram abordados temas como a importância das abelhas para a sociedade, polinização e produção de mel, própolis, composição de uma colmeia, pólen, cera e apitoxina, rainha, operarias e zangões, a importância da cera na apicultura, técnicas de manejo, revisão, divisão e união de enxames, entre outros assuntos.

O próximo passo será a instalação de caixas para enxameação conforme se encontrar colmeias de Apis melífera na natureza, que depois serão transferidas para as caixas para receber os devidos cuidados para produção de mel.

O Projeto Aldeia Sustentável A`uwe Uptabi, é realizado pelo Instituo Kurâdomôdo de Cultura Sustentável, por meio do Programa REM/MT financiado pelo GIZ/KFW/UKaid apoiado pela Funai, SEAF, EMPAER, UNEMAT e Prefeitura de Canarana.