Just Start Typing Text and Press Enter

alt text
Instituto Kurâdomôdo

Fale Conosco

Menu
Close
Dez 19, 2023

Kurâdomôdo irá apresentar resultados de combate à crise climática em evento internacional


A diretora geral do Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável, Cleide Arruda, irá apresentar nesta quarta-feira (20.12), uma palestra no 3º Seminário Internacional sobre Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais do Estado da Bahia. O tema a ser apresentado pela presidente que é mestre em Ciências Florestais e Ambientais é “Poço de Carbono: Desafios e Perspectivas na Implantação de Projetos como medida de Preservação, Prevenção e Combate à Crise Climática”.

O Instituto Kurâdomôdo realizou dois projetos com os povos originários mato-grossenses, sendo o Aldeia Sustentável – A´uwe Uptabi, realizado na Terra Indígena Pimentel Barbosa em Canarana (643 km de Cuiabá), e o Brigadas Indígenas. Sendo este último a implantação e estruturação de brigadas indígenas em três Terras Indígenas (TI’s) localizadas na região Leste do Estado de Mato Grosso. Um dos parceiros do Instituto no projeto de Brigadas Indígenas, Paulo Barroso, irá colaborar na apresentação do Seminário.

“Nesse evento, vamos demostrar um comparativo com os dados dos últimos 5 anos, e o período de atuação das brigadas indígenas na época de menor precipitação. E apresentar os resultados do Projeto Piloto Poço de Carbono Aldeia Belém, durante o projeto Aldeia Sustentável. Este teve como objetivo principal a melhoria da qualidade ambiental e de vida dos indígenas, além da recuperação das APP’s degradadas nas áreas de entorno da aldeia, apontando caminhos para a construção de novas modelagens de uso e ocupação de solo e realizada pelos agentes Ambientais e Florestais indígenas capacitados e certificados pelo projeto.”, relatou Cleide Arruda.

Realizado desde 2019, este Seminário Internacional tem como objetivo fortalecer a conscientização sobre a prevenção, despertando o senso crítico dos participantes e promovendo discussões sobre ações e experiências de prevenção em outros estados, bem como inovação e tecnologias utilizadas no monitoramento e combate a incêndios florestais no Brasil e em outros países. O evento é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, em parceria com a BRACELL.